logo-anim

O que é o Design Thinking e porque é que é tão importante?

Todos os artigos

O Design Thinking já não é exclusivo dos designers. Está a ser usado em qualquer situação com problemas complexos que precisam de ser resolvidos. Mas o que é exatamente e por que é considerado tão importante para os negócios?

O processo de Design Thinking pode ser aplicado a qualquer campo e, embora o Design tenha sido o ponto de partida, já não é a único que usa esta ferramenta. É uma abordagem, baseada na solução para resolver problemas complexos ou desenvolver produtos e serviços, que foi identificada como altamente eficaz quando implementada por empresas. Examinamos brevemente as etapas do processo e o porquê de ser tão eficaz.

Pense como um designer

Simplificando, o Design Thinking é pensar como um designer, ou melhor, analisar e encontrar soluções de problemas, como os designers são treinados para fazer. Isso envolve definir um problema, criar uma solução, criar um protótipo, testá-lo e fazer as alterações necessárias com base nesses testes.

Esse processo iterativo de tentativa e erro no Design Thinking começa com uma compreensão profunda da pessoa por trás do problema. Compreender e definir as necessidades do usuário final de um produto ou serviço estão no centro do processo de Design Thinking e é onde tudo começa.

Etapa 1: Empatia

Em primeiro lugar, o Design Thinking é centrado nos consumidores de forma a criar produtos e serviços para os mesmos, ou seja, o primeiro passo do processo é obter uma compreensão íntima deles como pessoas. Coloque-se no lugar deles, pergunte-lhes quais são os seus problemas e aceite as sugestões de como eles podem ser resolvidos. Procure conselhos de especialistas e observe, envolva-se e tenha empatia com as pessoas que irão usar o seu produto.

Etapa 2: Definir

A próxima fase envolve pegar em tudo o que aprendeu na etapa um e usar para definir com precisão o problema que você quer resolver. Reunindo todas as informações obtidas, cria-se uma “declaração do problema”. Esta declaração precisa de permanecer focada no ponto de vista do usuário. Deveria ser algo como: “Mães com filhos pequenos precisam de encontrar alguém para cuidar dos seus filhos enquanto se exercitam”, em vez de “Precisamos de vender 30% mais serviços de creche para mães jovens”.

Etapa 3: Idealizar

Idelaizar, como o próprio nome sugere, é a etapa em que apresenta ideias para resolver o problema definido na etapa dois. A chave aqui é ser o mais imaginativo e livre de pensamentos possível. Não há respostas erradas nesta fase. O Design Thinking é considerado altamente criativo e rompe com a convenção. Tudo é possível e é importante desafiar algumas crenças padronizadas e explorar alternativas. Algumas opções para apresentar ideias incluem brainstormingmind-mapping e interpretação de papéis.

Etapa 4: Protótipo

A criação de protótipos envolve criar uma versão reduzida do seu produto ou serviço. Pode criar um protótipo com apenas uma ou várias das soluções que foram pensadas na etapa três. Este ponto transforma as suas ideias em algo real e que pode ser usado para testar consumidores reais e obter feedback deles. Também reduz o tempo e as despesas do desenvolvimento completo de uma solução antes de testá-la nas pessoas que a irão usar.

Etapa 5: teste (e volte às etapas anteriores)

O protótipo agora é apresentado aos consumidores finais. Eles testam e dão feedback sobre o quão bem ou mal tal produto ou serviço resolve o problema que se propõe a resolver. Recebe esse feedback e incorpora-o na solução final, se o processo foi completamente tranquilo, ou em novos protótipos para retornar ao usuário para obter mais feedback. Aqui, pode até pensar que não identificou corretamente o problema em primeiro lugar, portanto, precisa voltar para as etapas 1, 2 ou 3 do processo.

O Design Thinking é, em última análise, um processo interminável de desenvolvimento e teste de soluções. Ele coloca as pessoas em primeiro lugar, é altamente criativo e mais económico do que alguns processos tradicionais que levariam os produtos ao mercado antes que se descobrisse que não eram adequados para o propósito. No final, fornece produtos, serviços e soluções mais úteis que realmente melhoram a vida das pessoas, resolvendo problemas reais.

Outras Notícias