GO LACS GO HEALTH

FOOD

 

 

Banana Bread Muffin

 

Todas as semanas o desafiamos, em conjunto com a Heart Beat, uma receita nova, inspiradora e fácil e que vai encher de alegria a sua casa. Esta semana, Banana Bread Muffin!

• 2 Ovos
• 8 Colheres Sopa F. Sorgo
• 8 Colheres Sopa F. Aveia s/glúten • 3 Colheres Sopa Óleo de Coco líquido
• 3/4 Chávena Açúcar de Coco
• 1 Colher de chá bicarbonato de sódio • 1/2 Colher de chá Sal grosso • +/- 300ml água

Primeiro juntar os líquidos numa taça excepto a água e bater bem. Numa outra taça juntar os sólidos. Ligar o forno a 160graus.
Juntar os líquidos aos sólidos. Bater bem. Por a água aos poucos até ficar numa boa consistência que não seja demasiado líquido. Colocar em formas e depois colocar 2 ou 3 mirtilos por forma e empurrar para ficar no meio, senão ficam a “boiar”.
Levar ao forno por 35 minutos.
Esperar que arrefeçam para desenformar.

Receita
Banana Bread Muffin

A cozinha da Equal Food

 

Todas as semanas o desafiamos, em conjunto com a Equal Food, uma receita nova, inspiradora e fácil e que vai encher de alegria a sua casa. Esta semana, Beringela Recheada e Amêndoas Tostadas!

 

• 1 Beringela

• Azeite

• 1 Cebola

• 4 Dentes de alho

• 1 Colher de chá de paprica em pó

Alecrim a gosto

Sal e pimenta q.b.

1 Cenoura média

1 Talo de brócolos

1/2 Abobrinha

1 Copo de lentilhas cozidas

1 Chávena de molho de tomate

1 Colher de sopa de cominho

1 Colher de sopa de xarope de ácer ou mel

2 Colheres de sopa de tahini

1/2 Copo de amêndoa tostada picada

1 Limão

Coentros a gosto

 

Pré-aqueça o forno a 200º C. Comece por cortar a beringela ao meio e com uma colher de sopa, retire o interior e reserve. De seguida, coloque as beringelas num tabuleiro de vidro e regue com azeite. Adicione sal, pimenta, dois dentes de alho fatiados, paprica e rosmaninho. Levar ao forno durante 15 minutos ou até ficar macio e dourado.
Adicione ao recheio da beringela algumas gotas de limão e uma pitada de sal. Reserve.
Picar a cebola, o alho restante, a cenoura, o talo de brócolos, a curgete e o recheio da beringela. A ideia é cortá-los em cubos muito pequenos. Aqueça uma frigideira em lume médio com um pouco de azeite e adicione a cebola. Quando começar a ficar macia e dourada, junte a cenoura, os talos de brócolos, a curgete e o recheio de beringela. Salteie durante 5 minutos. Adicione as lentilhas cozidas e salteie por mais 2-3 minutos.
Depois adicione o molho de tomate, o adoçante escolhido, sal, pimenta e cominho. Cozinhe em lume brando durante 5 minutos. No final, ajuste o sabor.
Retire as beringelas do forno e recheie-as. Colocar no forno durante 5 minutos.
Numa tigela pequena, dilua o tahini com sumo de limão e um pouco de água até ficar líquido.
Pique as amêndoas e toste-as numa frigideira durante 3-4 minutos ou até estarem levemente tostadas.
Beringelas, chuvisco com o molho tahini, as amêndoas tostadas e os coentros picados. Acompanhe bem com uma salada verde e arroz basmati.


Nota: Esta receita é 100% vegan, no entanto os ingredientes do recheio podem ser alterados a gosto. A ideia é usar o que está disponível no frigorífico. O molho tahini pode ser mudado para molho de iogurte, ou em alternativa a beringela pode ser assada com queijo ralado.

Receita
Image