logo-anim

go lacs go green dicas

WEBINAR: WATER’S ROLE IN A SUSTAINABLE AND FAIR FUTURE

20 MAIO, 14H30

Apoiado pela Presidência Portuguesa do Conselho da UE e como parte da Semana Verde Europeia 2021, este evento irá discutir como a preservação dos recursos hídricos é parte integrante de uma estratégia de adaptação climática que não deixa ninguém para trás. A contribuição específica e a experiência que os operadores públicos de água podem oferecer neste campo serão discutidas com decisores políticos locais e europeus, organizações da sociedade civil, peritos, e profissionais da água.

COMPOSTAGEM – O QUE É?

A Compostagem é um processo de reciclagem de matéria orgânica realizado através de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto.

De um modo geral todos os materiais naturais provenientes da cozinha, do jardim ou do quintal podem ser colocados no compostor.

Os resíduos que podem e devem ser compostos são normalmente classificados em “verdes” e “castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes.

Resíduos Castanhos – Ricos em carbono e geralmente secos

  • Folhas secas; restos de relva cprtada seca: palha ou feno; resíduos de cortes e podas; Aparas de madeira e serradura: cascas de batata

Resíduos Verdes – Ricos em azoto, geralmente húmidos

  • Folhas verdes; ervas daninhas (antes de dar semente); restos de vegetais e frtas; borras de café, incluindo os filtros; cascas de ovo (esmagadas); flores; saquetas de chá; aparas de relva verde.

Materiais a Evitar – podem dar origem a maus odores, pragas ou atrasar o processo

  • Comida cozinhada, temperada ou com gordura; restos de carne, peixe ou marisco; produtos lácteos; cinzas e beatas de cigarros: medicamentos; resíduos de plantas tratada com produtos químicos; excrementos de animais; resíduos não biodegradáveis.

7 ERROS COMUNS NA RECICLAGEM

  1. COLOCAR TUDO O QUE É VIDRO NO VIDRÃO

Copos partidos, lâmpadas fundidas/partidas ou pirex de vidro devem ir para o lixo indiferenciado.

  1. GUARDANAPOS NO ECOPONTO AZUL

O papel para ser reciclado tem de estar sem sujidade ou gordura.

  1. EMBALAGENS DE MEDICAMENTOS NA RECICLAGEM

Embalagens de alumínio, frascos, ampolas, seringas, entre outros não devem ser reciclados.

Todas as embalagens de medicação e medicamentos fora do prazo deverão ser entregues na farmácia.

  1. ESFEROVITE NO LIXO INDIFERENCIADO

O esferovite é um tipo de plástico e por isso deve ser depositado no ecoponto amarelo.

  1. CÁPSULAS DE CAFÉ NO ECOPONTO AMARELO

Normalmente as marcas de Cápsulas de café ficam responsáveis pela recolha e reciclagem das cápulas. Informe-se junto deles.

  1. PACOTES DE LEITE E SUMO NO ECOPONTO AZUL

Devem ser colocados no ecoponto amarelo.

  1. PAPEL DE ALUMÍNIO NO ECOPONTO AMARELO

Deve ser colocado no lixo indiferenciado.

                                                                                 – JOIN THE MOVEMENT –