Uma pesquisa feita pelo Carnegie Institute of Technology descobriu que 85% do sucesso financeiro individual está relacionado com soft skills, incluindo a personalidade e a capacidade de comunicar, negociar e liderar outras pessoas. Fomos descobrir como é que estas características podem ser vantajosas para os trabalhadores atuais.

O Daniel estava a progredir na sua carreira enquanto Software Developer. Estava a atingir os objetivos que lhe eram dados, nunca chegava tarde ao trabalho e fazia tudo o que o seu chefe lhe pedia. No entanto, ao fim de 6 meses de trabalho, a avaliação sobre o seu desempenho revelou que tinha dificuldades em relacionar-se com os seus colegas e era incapaz de lidar com críticas construtivas. Foi obrigado a ter um período de três meses para trabalhar nas suas soft skills. Nem ele sabia o que tal era ou para que servia.

Segundo a Bloomberg Survey, as empresas como as do Daniel estão entre um número crescente de organizações que pretendem contratar candidatos com soft skills mas estão com dificuldades em encontrá-los. Este estudo revela que as soft skills mais desejadas, mas menos comuns, são pensamento estratégico, resolução criativa de problemas, liderança e comunicação.

 

Os problemas nos espaços de trabalho estão relacionados com falhas nas soft skills

Enquanto as hard skills se focam na habilidade que cada um tem ao fazer um determinado trabalho, incluindo capacidades técnicas e qualificações para as mesmas, as soft skills, também por vezes chamadas capacidades interpessoais, estão relacionadas com a forma como se age perante o trabalho. Funcionam como forma de facilitar relações, harmonizar negociações e criar uma comunicação mais afetiva no espaço de trabalho.

De acordo com Peggy Klaus, autor do Hard Truth About Soft Skills – Workplace Lessons Smart People Wish They’d Learned Sooner problemas no local de trabalho “raramente vêm de falhas técnicas ou profissionais, mas sim de deficiências nas soft skills comportamentais pessoais, sociais, comunicacionais e de gestão pessoal.

 

As soft skills podem ser ensinadas, aprendidas e medidas

Sendo assim, os empregadores estão corretos quando se focam nas capacidades interpessoais de forma a manter o espaço de trabalho mais calmo e encorajando melhorias nas mesmas. Mas como é que funcionários, como o Daniel, podem trabalhar nas suas soft skills?

As boas notícias é que mesmo para alguém que não tenha as soft skills naturalmente desenvolvidas, estas podem ser aprendidas. Serviços de coaching profissional, tais como os que são oferecidos pela autora e coach Peggy Klaus, podem ser o ponto de partida. À medida que a exigência por estas skills aumentam, também os certificados são cada vez mais requisitados. Por exemplo, o IITTI, é um sistema de certificação global independente que fornece um modo para que profissionais possam mostrar as suas soft skills a empregadores e organizações.

 

As organizações conseguem grandes benefícios com o treino das soft skills

Uma pesquisa pelo MIT Sloan mostra que quando empregadores apostam em treinar as soft skills, o retorno no investimento é substancial, mesmo em departamentos que não aparentem ter tal necessidade.

A pesquisa do MIT focou-se numa linha de montagem de vestuário na Índia, onde os trabalhadores tinham um trabalho muito repetitivo numa fábrica e ainda 12 meses de treino “focado na comunicação, resolução de problemas e tomadas de decisão, gestão de tempo e de stress, alfabetização financeira, legal e social e excelência na execução”, levaram a retornos substanciais.

O treino teve um retorno de 250% do investimento inicial apenas em 8 meses, aumentando também a produtividade e a capacidade de execução de tarefas mais complexas e melhorando a frequência e retenção dos funcionários.

30 jul

Soft skills e as suas vantagens

Outras Notícias

10 Bual1

LACS organiza Fair Saturday

Saiba mais
Gray Metal Cubes Decorative 1005644

O que é o Design Thinking e porque é que é tão importante?

Saiba mais
Abstract Art Blur Bright 373543 (1)

Quatro tecnologias com potencial para mudar o mundo dos negócios em 2020

Saiba mais
Preview

O LACS Anjos é a escolha da Web Summit

Saiba mais