A tecnologia está a evoluir mais rápido do que nunca e as empresas precisam de acompanhar para evitar ficar para trás. As empresas focadas no futuro podem procurar maneiras de inovar ao implementar quatro tecnologias que deverão ter o maior impacto nos negócios no próximo ano.

Atualmente, estamos no auge da 4ª Revolução Industrial, impulsionada pela tecnologia, e a inovação tecnológica está a ocorrer a uma taxa nunca antes vista. Estar um passo à frente da curva tecnológica nunca foi tão importante. Iremos analisar quatro das tendências tecnológicas mais importantes para os negócios em 2020.

 

5G

A rede 5G já está disponível em alguns locais e sua largura de banda fornece conexões super-rápidas para uma experiência mais agradável do usuário na Internet. Prevê-se que a implementação de redes 5G se intensifique em 2020.

A tecnologia de rede celular de quinta geração, conhecida como 5G, reduz a latência, melhorando a eficiência das tarefas online, que geralmente são afetadas por conexões lentas. Isto, por sua vez, oferece o potencial de melhorar a velocidade e a eficiência dos processos de negócios e facilita a conexão entre equipas em diferentes locais.

Espera-se que o lançamento das redes 5G em todo o mundo crie 22 milhões de empregos e ofereça cerca de US $ 3,5 trilhões em receita até 2035, de acordo com um estudo da Qualcomm. Alavancar essa velocidade e melhorar a experiência do usuário será fundamental para que as empresas participem dessa fatia em 2020.

 

Realidade aumentada

A Realidade Aumentada chegou para ficar e não se limitará a aplicativos de lazer, como filtros do Snapchat, Pokémon Go ou Lego Hidden Side, pela diversão que eles provaram estar até agora.

A realidade aumentada combina o mundo virtual com o mundo real de forma a aprimorar as coisas que vemos, ouvimos e sentimos e fornece uma experiência mais imersiva. Esta tecnologia está a ser incorporada numa ampla gama de funcionalidades, como treino médico e em sala de aula, varejo, design e modelagem, indústria do turismo e vários outros setores.

A pesquisa da International Data Corporation aponta para receitas globais de US $ 162 bilhões em tecnologia impulsionada pela Realidade Aumentada e Virtual em 2020, fazendo com que esta tendência também se traduza numa receita séria. Um grande player do setor, incluindo Google, Apple, Amazon e Microsoft, está a fazer investimentos significativos em AR, já que os usuários que usam dispositivos móveis capazes de suportá-lo atingiram 1,5 bilhão em todo o mundo em maio de 2019.

 

Inteligência artificial

A inteligência artificial, geralmente chamada simplesmente de IA, é onde as habilidades e a tecnologia das pessoas se encontram. A IA é um software que imita a interação humana, como os assistentes virtuais Siri da Apple ou Alexa da Amazon. Podemos não estar totalmente conscientes disso, mas a IA já está incorporada nos dispositivos inteligentes que usamos diariamente e em 2020 isso irá aumentar.

Até 2025, o mercado global de IA deverá valer mais de US $ 60 bilhões, contra apenas US $ 1,6 bilhão em 2016. De acordo com o Wall Street Journal, a IA deverá ter um “efeito profundo nos nossos empregos, na saúde e possivelmente na nossa própria existência. Mas é aí que o consenso termina".

O software baseado na IA pode assumir quase qualquer tarefa rotineira, o que significa que provavelmente substituirá muitos trabalhos, aumentará a produtividade dos negócios até 40%, de acordo com a Accenture, uma mudança essencial na natureza do trabalho, como o entendemos agora.

 

Blockchain

Blockchain é uma lista de registos criptografados que aprimora a segurança dos dados. Preocupações recentes sobre armazenamento e uso de dados por grandes empresas estão a impulsionar a tendência do uso da blockchain para descentralizar a propriedade dos dados.

A tecnologia Blockchain foi a primeira e a mais famosa a ser usada para proteger transações de Bitcoin, mas os seus aplicativos são mais abrangentes do que apenas criptomoedas. As suas funções atuais incluem contratos inteligentes, proteção de ativos digitais e gestão da cadeia de suprimentos, todos os segmentos em que processos complexos e dados confidenciais precisam de ser protegidos da maneira mais transparente e segura possível.

Até 2023, o mercado mundial de tecnologia blockchain deverá crescer para US $ 23,3 bilhões com empresas financeiras na vanguarda da adoção.

 

08 nov

Quatro tecnologias com potencial para mudar o mundo dos negócios em 2020

Outras Notícias

LACS4

Como escolher o espaço de cowork certo para si

Saiba mais
Close Up Of Christmas Decoration Hanging On Tree 250177

Cinco ideias divertidas e festivas para celebrar o Natal num espaço de cowork  

Saiba mais
10 Bual1

LACS organiza Fair Saturday

Saiba mais
Gray Metal Cubes Decorative 1005644

O que é o Design Thinking e porque é que é tão importante?

Saiba mais