A tecnologia está a evoluir mais rápido do que nunca e as empresas precisam de acompanhar para evitar ficar para trás. As empresas focadas no futuro podem procurar maneiras de inovar ao implementar quatro tecnologias que deverão ter o maior impacto nos negócios no próximo ano.

Atualmente, estamos no auge da 4ª Revolução Industrial, impulsionada pela tecnologia, e a inovação tecnológica está a ocorrer a uma taxa nunca antes vista. Estar um passo à frente da curva tecnológica nunca foi tão importante. Iremos analisar quatro das tendências tecnológicas mais importantes para os negócios em 2020.

 

5G

A rede 5G já está disponível em alguns locais e sua largura de banda fornece conexões super-rápidas para uma experiência mais agradável do usuário na Internet. Prevê-se que a implementação de redes 5G se intensifique em 2020.

A tecnologia de rede celular de quinta geração, conhecida como 5G, reduz a latência, melhorando a eficiência das tarefas online, que geralmente são afetadas por conexões lentas. Isto, por sua vez, oferece o potencial de melhorar a velocidade e a eficiência dos processos de negócios e facilita a conexão entre equipas em diferentes locais.

Espera-se que o lançamento das redes 5G em todo o mundo crie 22 milhões de empregos e ofereça cerca de US $ 3,5 trilhões em receita até 2035, de acordo com um estudo da Qualcomm. Alavancar essa velocidade e melhorar a experiência do usuário será fundamental para que as empresas participem dessa fatia em 2020.

 

Realidade aumentada

A Realidade Aumentada chegou para ficar e não se limitará a aplicativos de lazer, como filtros do Snapchat, Pokémon Go ou Lego Hidden Side, pela diversão que eles provaram estar até agora.

A realidade aumentada combina o mundo virtual com o mundo real de forma a aprimorar as coisas que vemos, ouvimos e sentimos e fornece uma experiência mais imersiva. Esta tecnologia está a ser incorporada numa ampla gama de funcionalidades, como treino médico e em sala de aula, varejo, design e modelagem, indústria do turismo e vários outros setores.

A pesquisa da International Data Corporation aponta para receitas globais de US $ 162 bilhões em tecnologia impulsionada pela Realidade Aumentada e Virtual em 2020, fazendo com que esta tendência também se traduza numa receita séria. Um grande player do setor, incluindo Google, Apple, Amazon e Microsoft, está a fazer investimentos significativos em AR, já que os usuários que usam dispositivos móveis capazes de suportá-lo atingiram 1,5 bilhão em todo o mundo em maio de 2019.

 

Inteligência artificial

A inteligência artificial, geralmente chamada simplesmente de IA, é onde as habilidades e a tecnologia das pessoas se encontram. A IA é um software que imita a interação humana, como os assistentes virtuais Siri da Apple ou Alexa da Amazon. Podemos não estar totalmente conscientes disso, mas a IA já está incorporada nos dispositivos inteligentes que usamos diariamente e em 2020 isso irá aumentar.

Até 2025, o mercado global de IA deverá valer mais de US $ 60 bilhões, contra apenas US $ 1,6 bilhão em 2016. De acordo com o Wall Street Journal, a IA deverá ter um “efeito profundo nos nossos empregos, na saúde e possivelmente na nossa própria existência. Mas é aí que o consenso termina".

O software baseado na IA pode assumir quase qualquer tarefa rotineira, o que significa que provavelmente substituirá muitos trabalhos, aumentará a produtividade dos negócios até 40%, de acordo com a Accenture, uma mudança essencial na natureza do trabalho, como o entendemos agora.

 

Blockchain

Blockchain é uma lista de registos criptografados que aprimora a segurança dos dados. Preocupações recentes sobre armazenamento e uso de dados por grandes empresas estão a impulsionar a tendência do uso da blockchain para descentralizar a propriedade dos dados.

A tecnologia Blockchain foi a primeira e a mais famosa a ser usada para proteger transações de Bitcoin, mas os seus aplicativos são mais abrangentes do que apenas criptomoedas. As suas funções atuais incluem contratos inteligentes, proteção de ativos digitais e gestão da cadeia de suprimentos, todos os segmentos em que processos complexos e dados confidenciais precisam de ser protegidos da maneira mais transparente e segura possível.

Até 2023, o mercado mundial de tecnologia blockchain deverá crescer para US $ 23,3 bilhões com empresas financeiras na vanguarda da adoção.

 

08 nov

Quatro tecnologias com potencial para mudar o mundo dos negócios em 2020

Outras Notícias

Captura De Ecrã 2022 03 17, Às 17.10

À conversa com… os membros do LACS

Saiba mais
D50 0191

Trabalhar no escritório… Mas só de vez em quando

Saiba mais
Captura De Ecrã 2022 02 01, Às 16.46

No Dia dos Namorados, o LACS organiza um speed date entre startups e potenciais parceiros

Saiba mais
Whatsapp Image 2021 12 09 At 11.34

LACS está na COMIC CON PORTUGAL, O MAIOR EVENTO DE CULTURA POP EM PORTUGAL

Saiba mais