A natureza omnipresente da tecnologia tem um enorme impacto na forma como vivemos nos tempos de hoje. No dia 18 de junho, tivemos a oportunidade de conversar sobre o panorama cultural atual, e sobre a forma como a tecnologia tem vindo a influencia-lo, na primeira edição das LACS Art Talks.

A forma como comunicamos, a forma como viajamos, a forma como trabalhamos e até a forma como comemos e exercitamos, têm sido influenciadas pela tecnologia na medida em que as novas tendências se espalham pelas redes sociais, e em que a tecnologia permite-nos exercer velhos hábitos de maneiras novas. Isto não é diferente no mundo das artes, apesar desta corelação não ser tão óbvia para a maioria das pessoas.

Observemos aqui quatro situações em que a tecnologia e a arte se juntam, e analisemos qual o impacto que têm na arte.

  1. Os artistas têm novos meios à sua disposição

O impacto mais óbvio que a tecnologia tem tido nas artes são os diferentes meios que os artistas têm à disposição. Software para desenho gráfico, impressões 3D, cores digitais, novos softwares de áudio, nomeando apenas alguns. Até o artista de renome David Hockney usa agora um iPad para criar as suas “pinturas”.

  1. Democratização do acesso à arte e quebra de fronteiras

O mundo digital levanta todos os tipos de fatores que previamente seriam considerados entraves ao acesso à arte. Plataformas como o Instagram, Facebook e Pinterest são abertas a qualquer pessoa com acesso a um computador e com a capacidade de criar a sua própria conta. Isto oferece aos artistas e organizações artísticas um novo mercado potencial de milhões de pessoas com acesso a novas experiências e conhecimento das artes, independentemente do passado, capacidade financeira, do género e da orientação sexual de cada um. A tecnologia também elimina qualquer barreira geográfica e oferece a artistas locais a oportunidade de mostrar o seu trabalho a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, oferecendo a potenciais consumidores uma escolha mais alargada.

  1. Expansão da definição de arte

Um melhor acesso a diferentes tipos de arte, de diversos lugares do mundo e criados por artistas que anteriormente não tinham acesso a consumidores ou compradores de arte, significa que a definição daquilo que se considera arte, está a mudar. As múltiplas vozes com opinião sobre o que é a arte, e artistas que deixam de usar intermediários para vender o seu trabalho, leva a um significado mais alargado sobre o que a arte pode ser. Isto também nos traz outro desafio que iremos ver em seguida.

  1. À medida que o acesso aumenta, a curadoria tem um papel cada vez mais importante

Tal como a Internet e o mundo digital levaram à proliferação da escrita tornando a descoberta de conteúdos de qualidade mais difícil, também impactaram muito o mundo das artes. Com toda a gente a expor o seu trabalho no mundo digital, é necessário o olho crítico de um curador experiente para pesquisar e triar os melhores artistas e obras. Segundo o Sotheby’s Art Institute um bom curador contemporâneo “oferece informação, relações, e até contrastes de forma a perceber o que faz da arte relevante nos tempos que correm, e não só reflete significado como também contribui no debate de novos entendimentos.”

No dia 18 de junho, o LACS Cascais abriu as portas para o primeiro LACS Art Talks com quatro convidados vindo das artes, empreendedorismo e tecnologia, para e debater sobre o panorama artístico, cultural e criativo atual. A talk abordou precisamente o impacto que a tecnologia tem atualmente nas artes e o papel do curador num panorama em mudança.

Esta primeira edição do LACS Art Talks teve muito sucesso e foi bem-recebida pela audiência. O LACS Art Talks será um evento regular nos espaços do LACS. “Esta Art Talk foi a primeira de muitas espero eu, e para esta primeira edição decidimos falar sobre tecnologia e como tem impactado as nossas vidas e a arte, e como este impacto poderá ser alavancado para o benefício da sociedade”, disse João Raimundo, co-fundador do LACS e moderador do evento.

Aqui está um apanhado do evento.

28 jun

Quatro formas como a tecnologia está a impactar a arte

Outras Notícias

Template Parcerias Website (8)

A Made of Lisboa e o LACS levaram-nos ao Web Summit!!

Saiba mais
IMG 4290

À conversa com: JOBANDTALENT

Saiba mais
JP

À conversa com: JPEG - DESIGN E COMUNICAÇÃO

Saiba mais
CDO 5

No trabalho com: Maria Inês Cabral

Saiba mais