O Coworking estabeleceu-se como uma verdadeira força e uma nova forma de usar e entender os espaços de trabalho. À medida que o uso dos espaços de coworking continua a crescer, a próxima década será de consolidação da indústria. Mas que tendências podemos esperar para 2020?

Podemos dizer com segurança que o coworking não já não é uma mera tendência ou movimento. É agora uma opção comum no ecossistema dos espaços de trabalho. A procura por coworking e espaços de trabalho flexíveis cresceu exponencialmente, com o atual valor de mercado global da indústria estimado em 26 bilhões de dólares. Enquanto que em 2017 havia cerca de 26.000 espaços de coworking por todo o mundo, em 2020 esse número está previsto crescer para 37.840, atingindo 49.500 até 2022.

Em 2010, apenas 21.000 pessoas em todo o mundo se consideravam coworkers e, na última década, esse número aumentou para quase 5 milhões. Numa tentativa de atrair ainda mais clientes, em 2020, espera-se que os espaços de coworking passem a incorporar novas tecnologias, diversificando locais e nichos, trazendo novos tipos de clientes e ampliando as comodidades oferecidas para cobrir a saúde e o bem-estar dos seus membros.

Automatização

Como qualquer empresa, os espaços de coworking precisam ser lucrativos, e a introdução de tecnologias de automatização na manutenção e gestão é uma maneira de aumentar a lucratividade e, ao mesmo tempo, tornar os espaços mais atraentes para novos membros que cada vez se tornam mais exigentes. Embora o espírito de comunidade continue a ser o ponto fulcral para o coworking, a automatização do acesso, atendimento, faturação, gestão e tecnologias ativadas por voz aumentará a eficiência na gestão de espaços e impulsionará conexões na comunidade de coworking.

Espaços de nicho para diferentes indústrias e tipos de membros

Espaços de coworking para pais, espaços de coworking para criativos e artistas e para indústrias específicas são apenas alguns dos nichos que se espera que sejam oferecidos, à medida que diferentes espaços disputam pela sua fatia do mercado cada vez mais competitivo. Os usuários terão mais opções à sua disposição à medida que o número de espaços aumenta. Com os espaços de coworking a adaptar a sua oferta a nichos específicos, os membros potenciais também serão capazes de encontrar o espaço que se ajuste às suas necessidades.

Grandes empresas continuam a mudar-se

A tendência para grandes empresas mudarem os seus escritórios para os espaços de coworking deve continuar em 2020, com um número crescente de grandes empresas a mudar novos departamentos ou toda a organização para espaços de trabalho flexíveis. As grandes empresas entenderam que estes espaços com uma atmosfera criativa, uma gama de comodidades e uma comunidade pronta, podem trazer enormes benefícios em termos de produtividade, inovação e contenção de custos.

Diversidade em tamanho e localização

À medida que o setor de coworking cresce, o mesmo ocorre com a procura por locais. 2020 será o ano para diversificar o tamanho e a localização de novos espaços, com uma gama de espaços emergindo nos arredores das grandes cidades, em cidades menores e até nas áreas rurais. Nas grandes cidades, espera-se que espaços mais pequenos apareçam à medida que se ocupam os espaços anteriormente não utilizados.

Instalações de saúde e bem-estar

Como nos escritórios tradicionais, os espaços de coworking são onde muitos trabalhadores passam a maior parte do dia e tudo o que pode ser feito para melhorar o seu conforto e a saúde física e mental será visto como um bônus. Em 2020, os espaços que oferecem instalações de saúde e bem-estar, como aulas de ginástica, cadeiras ergonômicas e mesas de pé, salas de meditação, academias ou até clínicas, estarão um passo à frente da concorrência.

13 jan

Principais tendências de coworking para 2020

Outras Notícias

Como Melhorar O Fluxo De Trabalho Da Sua Equipa Em Trabalho Remoto

Como melhorar o fluxo de trabalho da sua equipa em trabalho remoto

Saiba mais
Top Apps To Increase Your Productivity

Top Apps para aumentar a tua produtividade

Saiba mais
60 Membro da Semana: Rodrigo Brasil, Rock in Rio

Membro da Semana: Rodrigo Brasil, Rock in Rio

Saiba mais
59 Exposição Múltiplos – Carpe Diem

Exposição Múltiplos – Carpe Diem

Saiba mais