Os freelancers apreciam a flexibilidade e a natureza informal da maneira como trabalham. Ser freelancer permite trabalhar em casa ou num café sempre que quiserem e não precisam de conversar ou tirar o pijama se não quiserem. Para alguns, porém, esses benefícios são de curta duração e ocupar uma mesa num espaço de coworking pode oferecer muitos benefícios.

Os benefícios de trabalhar em casa para freelancers podem parecer grandes demais para desistir desta ideia, mas trabalhar num escritório em casa ou em cafés pode ter várias desvantagens. Ocupar uma mesa num espaço de coworking pode impedir que os freelancers se sintam isolados, aumentar a produtividade ao reduzir as distrações, proporcionar um ambiente profissional para receber clientes, oportunidades de networking e, geralmente, separar o espaço de trabalho do de lazer. Analisamos algumas das desvantagens dos escritórios em casa e das vantagens do coworking para freelancers, com links divertidos de músicas relacionadas.

Estou tão cansado de ficar sozinho ...

Pessoas precisam de pessoas. Mesmo com todos os benefícios da flexibilidade de um freelancer, trabalhar em casa pode fazer-nos sentir isolados e sedentos de contato humano. Tornar-se membro de um espaço de coworking dá aos freelancers acesso a toda uma comunidade de pessoas. Conversar por cinco minutos enquanto se bebe um café ou pedir uma caneta emprestada, é mais interação do que alguns freelancers que escolhem trabalhar em casa, têm numa semana.

Muitas distrações ...

Os escritórios em casa são confortáveis, mas podem ser perturbadores. Há um milhão de tarefas que “não profissionais” que precisam de ser realizadas. Se é propenso à procrastinação, trabalhar em casa pode ser a pior opção, chegando até a lavar a louça ou preparar o jantar, em vez de começar a trabalhar no seu último projeto.

Dificilmente trabalho em casa ...

Devido a essas distrações incómodas, a produtividade pode diminuir ao trabalhar em casa ou num café. Os seus amigos e familiares geralmente não consideram que está a trabalhar quando estiver em casa; assim, eles ligam ou aparecem inesperadamente e ocupam um tempo precioso de trabalho. Ao estabelecer-se num espaço de coworking, é um sinal claro de que está a trabalhar e essas interrupções param.

Mantenha o profissionalismo ...

Ter um espaço de trabalho separado e salas de reunião disponíveis sempre que precisar é uma ótima vantagem do uso de um espaço de coworking. Se precisar de reunir com os seus clientes, a configuração de um escritório em casa nem sempre transmite um ambiente profissional.

Novos contactos…

A comunidade num espaço de coworking não é apenas para fazer novos amigos e evitar o isolamento. Também é uma ótima oportunidade para fazer novos contactos profissionais e criar parcerias. Os freelancers que trabalham em espaços de trabalho flexíveis descobrem rapidamente novos projetos e começam a trabalhar em colaboração com outros colegas de trabalho.

O melhor dos dois mundos?

Se ainda não está convencido dos benefícios do coworking, lembre-se de que não precisa de desistir completamente da flexibilidade de trabalhar em casa. Memberships flexíveis em espaços de coworking geralmente são mais baratos do que ter uma mesa permanente e permitem que os freelancers usem uma mesa gratuita no escritório de coworking sempre que quiserem ou precisarem, mas ainda têm a opção de trabalhar alguns dias em casa.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Por fim, os espaços de coworking oferecem aos freelancers o luxo de separar o trabalho da vida pessoal. O uso de espaços de trabalho flexíveis estabelece limites e permite deixar de lado o trabalho quando está em casa.

31 jan

Porque deve escolher um espaço de coworking como freelancer

Outras Notícias

Mailboxes ANJ FINAL

Escritório virtual: o que é e como funciona?

Saiba mais
What Should You Bring To Your Coworking Space

O que deve trazer para o seu espaço de coworking?

Saiba mais
What To Do What Not To Do Image

Espaços de coworking: o que fazer e o que não fazer

Saiba mais
Photo Of People Sitting Near Wooden Table 3183190

Principais tendências de coworking para 2020

Saiba mais