A indústria cinematográfica de Hollywood é a maior, a mais antiga e a mais rentável do mundo, deixando pouco espaço para os cineastas independentes crescerem e prosperarem. Qual é a perspetiva dos cineastas independentes fora desses mercados e o que é que podem fazer para obter audiência para o seu trabalho? Conversámos com o fundador do festival Lisbon Film Rendezvous sobre o que é necessário para que a sua curta-metragem seja notada.

Tentar competir ou copiar os filmes de Hollywood é o maior erro que um cineasta iniciante no ramo pode cometer. Segundo Ricardo Franco, fundador do festival Lisbon Film Rendezvous, realizado no LACS Conde d´Óbidos nos dias 4, 5 e 6 de outubro, "não é a tentar copiar filmes de Hollywood que será notado. Esses filmes já existem, e os valores de produção são astronómicos, não há forma de como competir com eles”.

É por isso que o objetivo do festival se concentra em cineastas talentosos de todo o mundo e nas suas curtas-metragens. “O Lisbon Film Rendezvous não tem intenção de competir com os grandes festivais. O Lisbon Film Rendezvous pretende dar voz aos cineastas que ficaram de fora desses grandes eventos, porque são diretores que estão apenas a explorar o meio”. Então, além desse tipo de festival, o que é preciso para um produtor ou cineasta independente ter a sua grande chance?

 

Faça os seus próprios filmes

A solução é garantir que a sua curta metragem tenha seu próprio estilo de diretoria único e que mostre os seus talentos como cineasta. “A melhor abordagem é fazer filmes com uma voz pessoal e um estilo muito particular”, diz Ricardo Franco. O objetivo não é criar um público agradável, mas “destacar-se oferecendo a um grupo específico de espectadores uma experiência íntima que ressoa com eles. É assim que você chama a atenção das pessoas que são importantes nos negócios e talvez passe a fazer algo maior. "

 

Coloque o seu filme na rede

Nem todos os cineastas podem ter a estranha sorte dos irmãos Russo, que, depois do seu filme independente ser visto por Steven Soderberg no festival Slamdance, passaram a dirigir o blockbuster de Vingadores: Ultimato. A maioria, diz Ricardo Franco, “acha muito difícil e precisa dar um passo difícil de cada vez. Eles chamam-lhe favores de amigos e colegas estudantes de cinema e depois retribuem esses favores a trabalhar em filmes que nem são deles. É um longo, longo caminho. "

 

Lembre-se das plataformas de streaming

Embora Franco descreva o caminho, para diretores de cinema iniciantes, como longo e muitas vezes árduo, ele acredita que as novas medias de entretenimento estão a trazer mais oportunidades para indivíduos talentosos. “Até agora, os filmes independentes foram deixados de fora do circuito comercial de filmes, mas as notícias de plataformas de streaming como a Netflix são boas. Eles oferecem um público maior e a capacidade de categorizar esse público em interesses de nicho e é uma ótima oportunidade para cineastas independentes ", diz ele.

 

Acompanhe as últimas tendências do setor

Esteja ciente do que está a acontecer no cinema independente e promova a sua criatividade com outros exemplos da indústria, ao participar em festivais ou a visitar sites e fóruns sobre o assunto, como o Lisbon Film Rendezvous. Outras opções na Europa incluem o Fantasporto, no Porto, para quem trabalha nos géneros da fantasia, suspense e terror, e o Raindance, em Londres, para os cineastas que procuram o primeiro tempo. Entre os sites que vale a pena ficar de olho, incluem Indietalk para conversar e trocar ideias com outros cineastas e Hope for Film, o site e blog de Ted Hope, cineasta independente e agora co-diretor de filmes da Amazon Movies, onde oferece informações sobre a indústria. Para conferir o talento cinematográfico em exibição no Lisbon Film Rendezvous, encontre a programação aqui.

04 out

Indústria cinematográfica: é possível fazer isto por conta própria?  

Outras Notícias

Captura De Ecrã 2022 03 17, Às 17.10

À conversa com… os membros do LACS

Saiba mais
D50 0191

Trabalhar no escritório… Mas só de vez em quando

Saiba mais
Captura De Ecrã 2022 02 01, Às 16.46

No Dia dos Namorados, o LACS organiza um speed date entre startups e potenciais parceiros

Saiba mais
Whatsapp Image 2021 12 09 At 11.34

LACS está na COMIC CON PORTUGAL, O MAIOR EVENTO DE CULTURA POP EM PORTUGAL

Saiba mais