A indústria cinematográfica de Hollywood é a maior, a mais antiga e a mais rentável do mundo, deixando pouco espaço para os cineastas independentes crescerem e prosperarem. Qual é a perspetiva dos cineastas independentes fora desses mercados e o que é que podem fazer para obter audiência para o seu trabalho? Conversámos com o fundador do festival Lisbon Film Rendezvous sobre o que é necessário para que a sua curta-metragem seja notada.

Tentar competir ou copiar os filmes de Hollywood é o maior erro que um cineasta iniciante no ramo pode cometer. Segundo Ricardo Franco, fundador do festival Lisbon Film Rendezvous, realizado no LACS Conde d´Óbidos nos dias 4, 5 e 6 de outubro, "não é a tentar copiar filmes de Hollywood que será notado. Esses filmes já existem, e os valores de produção são astronómicos, não há forma de como competir com eles”.

É por isso que o objetivo do festival se concentra em cineastas talentosos de todo o mundo e nas suas curtas-metragens. “O Lisbon Film Rendezvous não tem intenção de competir com os grandes festivais. O Lisbon Film Rendezvous pretende dar voz aos cineastas que ficaram de fora desses grandes eventos, porque são diretores que estão apenas a explorar o meio”. Então, além desse tipo de festival, o que é preciso para um produtor ou cineasta independente ter a sua grande chance?

 

Faça os seus próprios filmes

A solução é garantir que a sua curta metragem tenha seu próprio estilo de diretoria único e que mostre os seus talentos como cineasta. “A melhor abordagem é fazer filmes com uma voz pessoal e um estilo muito particular”, diz Ricardo Franco. O objetivo não é criar um público agradável, mas “destacar-se oferecendo a um grupo específico de espectadores uma experiência íntima que ressoa com eles. É assim que você chama a atenção das pessoas que são importantes nos negócios e talvez passe a fazer algo maior. "

 

Coloque o seu filme na rede

Nem todos os cineastas podem ter a estranha sorte dos irmãos Russo, que, depois do seu filme independente ser visto por Steven Soderberg no festival Slamdance, passaram a dirigir o blockbuster de Vingadores: Ultimato. A maioria, diz Ricardo Franco, “acha muito difícil e precisa dar um passo difícil de cada vez. Eles chamam-lhe favores de amigos e colegas estudantes de cinema e depois retribuem esses favores a trabalhar em filmes que nem são deles. É um longo, longo caminho. "

 

Lembre-se das plataformas de streaming

Embora Franco descreva o caminho, para diretores de cinema iniciantes, como longo e muitas vezes árduo, ele acredita que as novas medias de entretenimento estão a trazer mais oportunidades para indivíduos talentosos. “Até agora, os filmes independentes foram deixados de fora do circuito comercial de filmes, mas as notícias de plataformas de streaming como a Netflix são boas. Eles oferecem um público maior e a capacidade de categorizar esse público em interesses de nicho e é uma ótima oportunidade para cineastas independentes ", diz ele.

 

Acompanhe as últimas tendências do setor

Esteja ciente do que está a acontecer no cinema independente e promova a sua criatividade com outros exemplos da indústria, ao participar em festivais ou a visitar sites e fóruns sobre o assunto, como o Lisbon Film Rendezvous. Outras opções na Europa incluem o Fantasporto, no Porto, para quem trabalha nos géneros da fantasia, suspense e terror, e o Raindance, em Londres, para os cineastas que procuram o primeiro tempo. Entre os sites que vale a pena ficar de olho, incluem Indietalk para conversar e trocar ideias com outros cineastas e Hope for Film, o site e blog de Ted Hope, cineasta independente e agora co-diretor de filmes da Amazon Movies, onde oferece informações sobre a indústria. Para conferir o talento cinematográfico em exibição no Lisbon Film Rendezvous, encontre a programação aqui.

04 out

Indústria cinematográfica: é possível fazer isto por conta própria?  

Outras Notícias

Asphalt Bicycle Colors 686230

Quão poluentes são realmente os carros?

Saiba mais
Thu2016 01

André Lourenço, da THU, descreve as 6 etapas para conseguir emprego em entretenimento digital

Saiba mais
Adult Back View Data 1181345 (1)

Como apresentar as suas ideias de maneira rápida e eficaz?

Saiba mais
Capturar (1) (1)

LACS organiza conferência da Trojan Horse was a Unicorn

Saiba mais