“Estamos em trabalho remoto. E agora?”

Com a troca dos espaços de trabalho tradicionais pelo teletrabalho, esta tem sido uma das perguntas mais feitas nos últimos tempos, devido à pandemia causada pela Covid-19, que mudou o mundo. Equipas inteiras reestruturaram-se, habituando-se a usar maioritariamente vídeo conferência como forma preferencial de fazerem reuniões, alterou-se a forma de comunicação entre equipas e o café que íamos tomar a meio da manhã com o colega do lado, foi substituído pelas Happy Hours online.

Mas quais os desafios de manter uma equipa motivada em teletrabalho?

Juntámos algumas recomendações que vão ser úteis na gestão e aumento das equipas que trabalham remotamente.

Estabelecer um horário

Mesmo trabalhando remotamente, todos os colaboradores devem atingir os objetivos já definidos anteriormente. Portanto, é necessário garantir que todos sigam a mesma estratégia de produtividade projetada com os objetivos que foram estabelecidos no início do ano. A diferença? Os horários de trabalho podem ser mais flexíveis. Afinal, 78% dos funcionários sentem que um horário flexível os torna mais produtivos.

Manter reuniões regulares de equipa

Fazer reuniões de equipa será uma das ferramentas mais importantes que deverá usar com equipas que trabalham remotamente. Defina um horário todos os dias ou todas as semanas em que todos os colaboradores se reúnem de forma a manter os dois lados atualizados no desenvolvimento dos projetos em curso. Adicionalmente, dará uma sensação de presença física para todos! É importante nenhum colaborador se sinta abandonado ou que o seu trabalho não é relevante durante os períodos remotos de trabalho.

Formação como uma prioridade

Esta é a oportunidade ideal para fazer aquele curso que sempre quis fazer e nunca teve tempo ou aprender aquela ferramenta que dava imenso jeito saber mexer melhor para obter melhores resultados. O teletrabalho permite também isso. Dê também essa oportunidade aos seus colaboradores para terem um tempo alocado para formação. Isso vai fazer com que melhorem as suas competências, trazendo benefício para a empresa.

Transformar os tempos de lazer no trabalho para o online

Tire um tempo para que todos conversem um pouco também sobre se estão a sentir e que projetos pessoais têm. Não é possível fazer um team building já? Não faz mal, planeie um na mesma e informe a sua equipa. Isso irá deixar todos motivados. Afinal, quem não tem saudades de conversar com o colega que se sentava na mesa em frente todos os dias?

Dê e receba feedback

Confie que todos trabalham de forma igual no escritório e fora dele. O teletrabalho não é sinónimo de menos produtividade, bem pelo contrário (de acordo com um estudo recente de Stanford). No entanto, para maximizar a produtividade é necessário obter feedback dos colaboradores. Durante as suas reuniões de equipa ou numa conversa individual, é realmente importante entender se seus colaboradores estão motivados ou se têm algum problema que precise de apoio. Remotamente, uma discussão simples sobre quem lavou a louça no dia anterior em casa, pode influenciar a produtividade, por isso, é importante manter uma política de feedback atualizada com todos.

 

Estas são algumas formas de melhorar a produtividade das equipas remotamente. Irá exigir esforço e dedicação, mas irá compensar no longo prazo!

29 jun

Como melhorar o fluxo de trabalho da sua equipa em trabalho remoto

Outras Notícias

Top Apps To Increase Your Productivity

Top Apps para aumentar a tua produtividade

Saiba mais
60 Membro da Semana: Rodrigo Brasil, Rock in Rio

Membro da Semana: Rodrigo Brasil, Rock in Rio

Saiba mais
59 Exposição Múltiplos – Carpe Diem

Exposição Múltiplos – Carpe Diem

Saiba mais
58 Membro da Semana: Artur Pereira, Web Summit

Membro da Semana: Artur Pereira, Web Summit

Saiba mais