Os espaços de cowork devem ser considerados por qualquer empresa que pretenda montar um novo escritório ou mudar de um antigo. A partilha de recursos com outras organizações reduz os custos para além de que trabalhar lado a lado com pessoas novas injeta nova energia nas antigas formas de trabalho. Se estiver pronto para ir para um espaço de cowork, damos algumas dicas sobre como escolher o melhor para si e para a sua empresa.

Startups e empresas ainda maiores procuram cada vez mais os espaços de cowork, como uma alternativa aos escritórios tradicionais, quando precisam expandir seus negócios. A flexibilidade dos contratos oferecidos por estes espaços torna-nos uma solução atraente e económica para localizar novos departamentos, aprimorar as pequenas empresas ou até reduzir a escala quando necessário. Tudo sem compromissos a longo prazo. Oferecem uma solução "pronta para o forno" que vem com todos os móveis de escritório que pode precisar e muitas vezes até já está decorada, além de custos fixos para contas de serviços públicos. Muitos têm funcionários administrativos, como rececionistas, já incorporados à mensalidade.

Porém, antes de se deixar levar pela arte legal, café e lanches gratuitos ou a vibração dos outros colegas de trabalho, aqui estão algumas outras coisas que deve considerar ao escolher o seu novo espaço de cowork.

Crie o seu orçamento

Os custos imobiliários, principalmente em capitais como Lisboa, podem ser decisivos quando se deseja comprar ou alugar um espaço de escritório. Os espaços de cowork são uma alternativa excelente e económica onde pode expandir ou reduzir a sua força de trabalho consoante o que a sua empresa exige, sem se comprometer com arrendamentos de longo prazo ou compras mais permanentes.

Os espaços de cowork vêm com despesas fixas, para que não tenha surpresas desagradáveis ​​ao final de cada mês e saiba exatamente quanto gastará em hospedar todos os seus funcionários.

Calcule o que pode gastar razoavelmente mensalmente ou trimestralmente, incluindo contas de serviços públicos e taxas de negócios, e crie uma lista restrita de possíveis espaços com base nisso.

 

Considere localização e transportes

A localização e o transporte são fatores vitais que tornam um espaço de cowork um sucesso ou um fracasso com sua equipa. Tenha em consideração como é fácil chegar ao espaço, onde as pessoas podem estacionar, se necessário, e como é fácil para os seus clientes chegarem até si, caso tenha essa necessidade.

 

De que instalações precisa?

Considere as necessidades específicas do seu departamento ou organização antes de decidir. Quais comodidades que a sua equipa precisa além do básico? As salas de reunião são grandes o suficiente para o que planeia usá-las e estarão disponíveis sempre que precisar?  Quer uma cantina ou restaurante no local, ou há lugares suficientes para almoçar nas proximidades? Faça uma lista das instalações com as quais não pode dispensar, bem como das "boas coisas para se ter" e vá visitar os espaços que escolher de forma a tomar uma melhor decisão.

 

Dá-lhe espaço para crescer?

É provável que a sua empresa ou departamento se expanda num futuro próximo? Nesse caso, o espaço de cowork que está a escolher tem espaço para acomodar mais pessoas, se necessário? Não convém mudar de escritório, pois isso não é vantajoso para a moral e a retenção dos funcionários. Portanto, tenha cuidado ao escolher um local que ofereça flexibilidade para expandir.

 

Analise quem trabalha no espaço

Quem são os outros membros do espaço de cowork? Eles complementam o trabalho que deseja fazer ou pode haver um choque cultural? Peça para conhecer algumas das organizações que já estão baseadas no espaço de cowork e pergunte-lhes sobre as suas experiências. Não há melhor maneira de entender como funciona um espaço de cowork do que conversar com as pessoas que já o usam.

 

13 dez

Como escolher o espaço de cowork certo para si

Outras Notícias

What To Do What Not To Do Image

Espaços de coworking: o que fazer e o que não fazer

Saiba mais
Photo Of People Sitting Near Wooden Table 3183190

Principais tendências de coworking para 2020

Saiba mais
LACS21

Cinco grandes empresas que adotaram o coworking

Saiba mais
Three Woman Sitting On White Chair In Front Of Table 2041627

Os espaços de cowork são adequados para extrovertidos e introvertidos?

Saiba mais