A PinMeTo AB tem o seu Escritório Virtual no LACS Anjos e fomos saber mais sobre o seu dia-a-dia de trabalho.

A PinMeTo AB é uma empresa de location marketing. Trabalhamos com grandes empresas que têm muitas localizações físicas em todo o mundo, centralizando na nossa plataforma ímpar a optimização das informações disponíveis em cada uma das suas lojas em milhares de directórios na web, como horários de funcionamento, serviços disponíveis no local ou mesmo a precisão do pin nos mapas. Impulsionamos a presença dos nossos clientes online, organicamente, num só clique - e podem alterar as informações em massa ou individualmente, de cada uma das suas lojas, clínicas, balcões, concessionários, etc.

Conversámos com Bernardo Candeias.

 

Descreve o teu trabalho em três palavras. 

Colaborativo. Motivador. Flexível.

 

O que é melhor no teu trabalho?

Estar em contacto, diariamente, com muitas pessoas, de várias empresas. É uma partilha de informações com clientes, que acabam por se tornar parceiros de trabalho. Trabalhar na PinMeTo é ser uma peça na engrenagem da presença online de muitas empresas.

 

Descreve um dia típico teu.

Começar a trabalhar cedo para preparar todas as reuniões. Hora a hora, estar em contacto com clientes ou possíveis clientes, apresentando as soluções da nossa empresa. Analisar os dados dos territórios em tempo real. Por fim, estar em permanente contacto com colegas que se encontram em todo o mundo. E o melhor da PinMeTo - dar-nos tempo para a nossa saúde, para fazer exercício e meditar.

 

Que música ouves enquanto trabalhas? 

Sempre preferi trabalhar em silêncio - mas habituei-me a ouvir podcasts, muitos deles que em nada têm a ver com áreas profissionais. Por exemplo, gosto imenso de ouvir o “Conan O'Brien Needs a Friend”. Se acabar por ouvir música, será uma playlist muito zen.

 

Como é que a PinMeTo AB começou? Qual é a ideia principal por trás da PinMeTo AB?

A empresa começou pela ideia de resolver o problema de gerir a informação presente em imensas localizações; por exemplo, uma marca de roupa com muitas lojas. Normalmente, os departamentos de marketing terão de aceder ao Google My Business, ao Facebook e Instagram, à Apple, ao Foursquare, para actualizar individualmente, em cada loja, os horários de funcionamento, números de telefone, e-mail de contacto, serviços disponíveis como se existe multibanco, se existe serviço de entregas ao domicílio, etc. A PinMeTo, para além de criar e autenticar as marcas e as localizações em todos os serviços (Google, Apple, Facebook, Foursquare, Trustpilot, e muitos outros milhares de directórios), os clientes podem alterar o branding, imagens de destaque, fotografias da loja, ou alterar informações em massa, como horários de funcionamento, sem sair da nossa plataforma. Além disso, temos também um serviço de gestão de reputação online, onde os clientes poderão encontrar num só “chat” todos os comentários, tags, mensagens directas, pontuações e análises, e responder aos clientes, prontamente, num só lugar (e por vezes transformar uma pontuação negativa, numa positiva). Por fim, temos um serviço fantástico de publicações nas redes sociais que alteram automaticamente a informação do texto ou conteúdos multimédia à medida que o cliente se desloca fisicamente, adaptando a informação à loja mais próxima.

 

O que mais gostas no LACS? 

A minha experiência no LACS já passou por duas empresas. Gosto muito do espírito de comunidade e interação com colegas que não trabalham connosco, além dos incríveis espaços comuns, a acessibilidade e os recursos que poderemos utilizar. Penso que já visitei todos os LACS - e são todos fantásticos!

 

Quando eras criança, o que querias ser? 

Soube sempre que iria trabalhar na área da comunicação. De uma forma ou de outra, isso acabou por acontecer. Sou licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, e passei a trabalhar em empresas como a NOS como Publicity Manager, a Universal Music como Product Manager e então iniciei uma carreira internacional, passando pelos EUA, Alemanha, Reino Unido e Suécia. As coisas acabaram por se direcionarem como previsto há muitos, muitos anos atrás.

 

Qual foi o teu primeiro emprego? 

O meu primeiro emprego foi na NOS (ou melhor, na ainda ZON Lusomundo), como Publicity Manager. Era responsável pela comunicação externa, relações públicas e com a imprensa para os lançamentos em cinema da Paramount Pictures, Universal Pictures e muitos outros filmes independentes. Ao longo dos quase 4 anos de trabalho, passaram por mim mais de 100 lançamentos em cinema.

 

Alguém que te inspira e porquê?

Existem muitas pessoas que me inspiram, conhecidas ou não. Ninguém em particular é o meu grande foco de inspiração. Claro que ficam retidos sempre os princípios dos meus pais; depois vou recolhendo um pouco de inspiração aqui e ali e, misturando tudo, acaba por resultar naquilo que sou hoje a nível pessoal e profissional.

 

Qual é o segredo do sucesso? 

Grande parte das pessoas dizem que é sempre muito trabalho, muito trabalho. O que é verdade. Mas o trabalho acaba por nos levar - se quisermos, e apenas se quisermos - a chegar a outras pessoas que de um momento para o outro alteram o rumo das nossas vidas, com novas propostas e desafios. O segredo do sucesso, além do trabalho, é a sorte - e esta apenas acontece se nos atrevemos a pisar o risco e acreditarmos e lutarmos pelo impossível. Mais cedo ou mais tarde, esse impossível acaba por acontecer, pensamos nós, por mero acaso, mas na verdade fomos nós que nos deixamos levar por aquilo que queremos e acreditamos.

 

Um conselho para alguém que está a começar agora um negócio?

O melhor conselho que posso dar é esquecer que existem fronteiras. Pensar num mercado global como um passo a dar o quanto antes. O posicionamento de uma nova empresa em grandes territórios terá os seus custos, mas territórios-chave acabam por compensar a médio prazo. Por isso, é necessário pensar globalmente, sempre.

 

Quais os teus lugares preferidos em Lisboa? 

Profissionalmente, tenho sempre de viajar de um lado para o outro. Lisboa, claro, é uma cidade especial - e única - por mais milhas que tenha no cartão. Gosto imenso de fotografar, pela minha veia do cinema, e a arquitectura da baixa, dos bairros, nunca me esgotou a criatividade de tirar mais uma foto. Guardar algumas horas, apenas para caminhar e fotografar, acaba por nos levar sempre a um lugar onde passamos tantas vezes, mas houve sempre aquele detalhe que nos escapou. Lisboa é um pouco disso - recheada de detalhes e histórias com os quais poucas outras cidades do mundo se podem comparar.

07 jul

À conversa com: PinMeTo AB

Outras Notícias

Captura De Ecrã 2022 03 17, Às 17.10

À conversa com… os membros do LACS

Saiba mais
D50 0191

Trabalhar no escritório… Mas só de vez em quando

Saiba mais
Captura De Ecrã 2022 02 01, Às 16.46

No Dia dos Namorados, o LACS organiza um speed date entre startups e potenciais parceiros

Saiba mais
Whatsapp Image 2021 12 09 At 11.34

LACS está na COMIC CON PORTUGAL, O MAIOR EVENTO DE CULTURA POP EM PORTUGAL

Saiba mais