O Dia Mundial da Água é comemorado a 22 de março de cada ano e, ao chegar, é um bom momento para fazer um balanço da quantidade de água que usamos diariamente e considerar onde podemos fazer melhorias. Damos-lhe cinco dicas para começar a reduzir a água que usa no trabalho.

Em casa, muitos de nós já se estão a esforçar para reduzir o tempo no banho, para encher a máquina de lavar louça antes de a ligar e fechar a torneira quando se está a escovar os dentes. No trabalho, as nossas boas intenções podem continuar caso o nosso empregador ou gerente de construção tiver implementado uma política específica de sustentabilidade e tiver instalado redutores de fluxo em torneiras, por exemplo. Caso contrário, ações específicas podem parecer mais difíceis de implementar, mas existem maneiras simples do cotidiano que podem ter um impacto.

"Se as empresas adotam essa atitude em relação à economia de água, os trabalhadores podem naturalmente seguir com algumas ações, como fechar torneiras", diz Daniela Afonso, consultora da Sair da Casca, consultoria de sustentabilidade sediada no LACS.

No entanto, Daniela observa que, mesmo que as empresas não tenham um plano de ação específico para reduzir o consumo de água, existem muitas pequenas etapas que podem causar um impacto significativo. “A sustentabilidade sempre envolve água e isso, naturalmente, é encontrado nas casas de banho e nas cozinhas dos espaços de trabalho”, disse ela.

Dicas para economizar água no trabalho

  1. Usar jarros de água da torneira nas reuniões e outros eventos, em vez de água mineral engarrafada.
  2. Colocar garrafas de plástico dentro das cisternas para reduzir a quantidade de água usada sempre que se lave algo (peça permissão primeiro!).
  3. Organizar uma apresentação para aumentar a consciencialização sobre hábitos inúteis e partilhar dicas de como economizar água.
  4. Lavar a louça de várias pessoas ao mesmo tempo na cozinha comunitária.
  5. Usar a água restante nos copos após as refeições para regar as plantas dos escritórios.

Maiores oportunidades para reduzir o consumo de água em áreas de trabalho partilhado

Usar um espaço de trabalho partilhado oferece automaticamente melhores oportunidades para reduzir o uso de recursos em geral. Com várias empresas a ocupar o mesmo espaço, o uso de recursos é reduzido e as despesas gerais são consequentemente menores, o que é uma situação em que todos saem a ganhar em termos de custo e pegada ecológica.

“Partilhar recursos em um único espaço de trabalho é muito importante. Você usa apenas uma impressora para várias empresas e nas cozinhas, usa apenas uma geladeira em vez de nove caso os escritórios estivessem separados, ​​e esse é o uso mais racional dos recursos ", destaca Daniela Afonso. “Num espaço de trabalho partilhado, uma quantidade crescente de informações é trocada e isso inclui a área de sustentabilidade. As pessoas acabam por imitar os hábitos umas das outras e esses hábitos espalham-se de uma maneira orgânica que não é imposta.”

Além dos benefícios ecológicos naturais de ser um espaço de trabalho partilhado, o LACS lançará este ano uma campanha que se concentrará na melhoria dos hábitos dos membros e visitantes com relação à sustentabilidade e economia dos recursos, incluindo o uso racional da água em todos os seus locais.

22 mar

5 dicas práticas para começar a poupar água no trabalho

Outras Notícias

Template Parcerias Website (8)

A Made of Lisboa e o LACS levaram-nos ao Web Summit!!

Saiba mais
IMG 4290

À conversa com: JOBANDTALENT

Saiba mais
JP

À conversa com: JPEG - DESIGN E COMUNICAÇÃO

Saiba mais
CDO 5

No trabalho com: Maria Inês Cabral

Saiba mais